quarta-feira, 13 de maio de 2009

4 anos

O comportamento do Dani começou a ser insuportável.
Em casa, as noites eram horrorsas. A hora de deitar eram às 9h da noite e ele pulava na cama, brincava, fazia tudo, só adormecia passadas umas horas. Eu já não sabia o que fazer. Ralhava com ele, mas ele não se calava. Depois levantava-se para fazer chichi (tirei a fralda aos 3 anos), depois queria água, depois queria conversar, depois queria beijinhos, era sempre assim, a arranjar desculpas.
Eu até pensava, que com o cansaço, ele dormisse até um bocadinho mais tarde. Mas qual quê! Cá no prédio o que vale, é que nem ligam. Mas apartir do momento em que o Dani acorda, toda a gente tem de acordar. Ele não sabe estar calado, ou falar baixinho. Nem sabe estar quietinho. É logo grandes berros a correr de um lado para o outro. Ora isso para mim, é do pior. Uma pessoa fica logo com uns nervos logo de manhã...
A única solução é acender a tv e deixá-lo estar a ver sossegado. Aí sim está queito e calado. Apesar de vez em quando dar uns pinotes no sofá.
Ora uma criança com 4 anos, já deve ter um pouquinho de compreensão.
Cada vez comecei a notar mais, que algo se passava. Mandva o Dani fazer certas coisas, e ele fazia que não era com ele.
A linguagem, era muito pouca.
Começámos a andar à procura de uma terapeuta da fala.
Finalmente recebemos a noticia da operação do Dani, aos adenoides!
Também para alegrar a situação estava novamente grávida.
E claro as inevitáveis comparações entre o Dani e a irmã. Têm dois anos de diferença e ela com dois anos já falava tudo, até ensinava o irmão em muita coisa. Tudo bem que os meninos e as meninas são diferentes, mas eram notórias as diferenças dos comportamentos.
Quando saíamos à rua, ele é que me dava preocupações. Continuava a fugir-me, a não querer dar a mão. Por vezes (ou quase todos os dias) eram birras desde casa até ao infantário. eui sempre disse que ele era muito chorão, mas nunca disse que ele a chorar, chora com uma força, que se ouve naoutra ponta da cidade. Por isso imaginem, nós todos os dias,de manhãzinha, no meio da rua, eu a ralhar para ele me dar a mão, e ele vá de chorar. e já se sabe que as pessoas ficam logo a olhar, e têm imensa pena da criança que chora.
Para não falar dele a mandar-se para o chão e a fazer-se de mole, e eu a dar-lhe uma valente palmada no rabo, para ele andar para a frente. E o sangue a ferver-me no corpo.
O Dani desde pequenino, por todas as birras e situações, sempre me conseguiu meter num estado de nervos quase irreal. Ele quase que nos cega.
Talvez quem leia isto, e tenha um filhote "perfeito", ficassem incrédula com o que escrevo. E ainda me dizia o que deveria fazer nestas situações. Pois é, às vezes tanta teoria, tanta coisa e na prática, se passassem por tudo o que passei, eu queria ver onde enfiavam as teorias.
E com o Dani, infelizmente, as coisas só funcionavam, com uma palmada. Ninguém se orgulha disso. Ele levava a palmada, mas era a mim que me doía, e havia dias em que quase me cruxificava, por achar que não devia de ser assim. Achava-me má mãe, por não o conseguir controlar. Não o entendia. Não sabia o que fazer.
É que as pessoas de fora, em vez de ajudar, só criticam.

2 comentários:

  1. Como eu a compreendo.
    Mas já foi com ele a uma consulta de desenvolvimento infantil?
    Como sabe a Bea é seguida nas Diferenças desde os 22 meses, quando começaram a surgir birras de eu ficar louca.
    Assim que o Dr. Palha a viu, disse logo que ela tinha ou sindrome de asperger ou Pdd-nos, na altura era cedo demais para um diagnostico definitivo.
    O comportamento ela só melhorou com a Dra. Marta a psicologa.
    Ainda hoje tem o seu ataque de birras, mas já não com a frequencia nem com a intensidade inicial.
    Não dê ouvidos a quem tem filhos perfeitos, pois nem lhes passa pela cabeça a realidade.
    bjs Bete

    ResponderEliminar
  2. Eu podia fazer Copy/Paste deste teu texto e descrevia o meu filho na mesma idade. O que mais magoa é a incompreensão dos outros, os olhares de reprovação, as críticas e acusações, muitas vezes vindas da própria família.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Muito obrigada por me visitar, volte sempre!Beijinho grande!Sorria sempre!